Buscar
  • Enfoke Palestras Preventivas

Saiba como identificar os principais sintomas da depressão no ambiente de trabalho


Casos de depressão no ambiente de trabalho estão se tornando cada vez mais comuns. Muitos são os fatores que contribuem para que isso aconteça. Ambientes de trabalho excessivamente competitivos, pressão para a entrega de resultados, rotinas extensas e exaustivas, entre outros.


A Organização Mundial da Saúde (OMS) adverte que a depressão ocupará a segunda posição das causas de incapacidade para o trabalho no mundo.


Dessa forma, tornou-se crítico fazer algo para eliminar a doença na empresa. Fato é que implantar uma gestão que priorize a qualidade de vida do colaborador é fundamental para que a depressão no ambiente de trabalho se extinga em um futuro bem próximo.


Podemos afirmar que entre os principais sintomas, as mudanças de comportamento são as primeiras que podem ser percebidas, principalmente pelos colaboradores mais próximos e líderes.

Nesse tipo de situação, a partir da mudança em seu comportamento, pode ser percebido a queda no desempenho e forma com que ele interage com os demais.


Como nem sempre o RH pode estar presente em todos os setores, durante toda a jornada de trabalho, é importante que alguns mecanismos sejam desenvolvidos para acompanhar o desempenho e essas mudanças.


A partir do momento em que for mensurado, ficará evidente uma queda acentuada na performance daquele colaborador.


Manter ações regulares de conscientização sobre quadros de depressão no trabalho, é uma ação tão importante quanto mensurar o desempenho e performance.


Pois todos terão orientação sobre essa doença, e poderão auxiliar companheiros com sintomas e identificar possíveis que sejam indicativos.


Veja os sintomas mais comuns de depressão que podem ser percebidos:

  • Cansaço demasiado;

  • Insatisfação constante;

  • Indecisão;

  • Agressividade;

  • Irritação com facilidade;

  • Problemas para se concentrar;

  • Queda no desempenho e produtividade;

  • Problemas de relacionamento com a equipe.

No entanto, é necessário ressaltar que é necessário que aconteça uma avaliação por um profissional da área, para diagnosticar a doença.


Porém, ainda é grande o tabu sobre a depressão, e que nem sempre as pessoas estão dispostas a falar sobre seus problemas pessoais. Por isso, é importante criar canais para que essa comunicação aconteça.


A Enfoke é sua parceira no quesito Qualidade de Vida no Trabalho.



3 visualizações0 comentário