Buscar
  • Dr. Pedro Gimenes - Enfoke Palestras Preventivas

Por que no frio tudo dói ?


Com a chegada da estação do inverno, pessoas que sofrem com dores na coluna, joelhos, mãos, problemas com artrite, fibromialgia entre outras doenças tendem a piorar em tempos de frio.

No frio as pessoas ficam mais contraídas, mais tensas gerando o agravamento das dores.

Por que isso ocorre?

Os vasos sanguíneos ficam mais estreitos , os músculos tendem a ficar mais contraídos ou seja "encolhidos", visando armazenar o máximo de calor dentro do nosso corpo.


Dicas para melhorar as dores :

  1. Agasalhe-se bem !

  2. NÃO pare de fazer exercícios físicos;

  3. Alongamentos musculares mantém as articulações "lubrificadas";

  4. Separe 15 ou 20 minutos do seu dia para fazer alongamento, faça com calma, cuidado e respeitando seus limites, você não precisa exagerar, apenas se alongue respeitando o seu corpo. Isso já fará uma diferença muito grande.

  5. Faça também exercícios físicos e musculação, eles vão ajudar a fortalecer sua coluna, mas é claro que existem exercício contraindicados, por esse motivo converse com seu médico, fisioterapeuta e sempre acompanhado do professor de educação física para orientar o que você pode fazer.

  6. Yoga e o pilates são sempre boas opções para pessoas que não gostam de academia.

  7. Massagens com óleos essenciais, ajudam a melhorar a circulação de sangue;

  8. Bolsas térmicas quentes nos locais da dor ajudam a melhorar;

  9. A última dica para você que quer evitar dores nas costas durante o inverno é sempre ter uma boa postura, se você está sentado certifique-se que essa é a melhor postura, se você vai ficar em pé por muito tempo, não fique curvado.

  10. A posição para dormir também é importante, tudo isso vai ajudar a prevenir problemas na coluna, não importa se já tem ou ainda não tem.

Gostou das dicas, comente abaixo e compartilhe com as pessoas !


Siga nas redes sociais

https://www.facebook.com/enfokepalestras


2 visualizações