Buscar
  • Dr. Pedro Gimenes - Enfoke Palestras Preventivas

Antracose Pulmonar

Também conhecida como Pneumoconiose dos carvoeiros ou do mineiro e Doença do pulmão negro.


O QUE É ?

A pneumoconiose dos trabalhadores das minas de carvão é causada pela inalação de poeira de carvão. A deposição de poeira acarreta o aparecimento de macrófagos (células de defesa) repletos de poeira em torno dos bronquíolos (máculas de carvão), causando, ocasionalmente, enfisema bronquiolar focal.


SINAIS E SINTOMAS

Habitualmente, a pneumoconiose dos trabalhadores das minas de carvão não provoca sintomas. A maioria dos sintomas pulmonares crônicos dos mineiros de carvão é provocada por outras condições, como bronquite industrial da poeira de carvão ou enfisema coincidente do tabagismo. A tosse pode ser crônica e problemática nos pacientes, mesmo após deixarem o local de trabalho e até naqueles que não fumam.


A doença acarreta falta de ar (dispneia) . O escarro de cor negra (melanoptise) é raro e é causado pela ruptura das lesões dentro das vias respiratórias. Com frequência, progride para hipertensão pulmonar com insuficiência respiratória e insuficiência ventricular direita.


DIAGNÓSTICO

· História de exposição à poeira de carvão

· TC ou radiografia de tórax

Os testes de função pulmonar não são diagnósticos, mas são úteis para a caracterização da função pulmonar dos pacientes que têm a possibilidade de desenvolver defeitos obstrutivos, restritivos ou mistos.


TRATAMENTO

· Às vezes, suplementação de oxigênio e reabilitação pulmonar

· Restrição para evitar exposição adicional

Recomenda a interrupção do tabagismo e a vigilância para a tuberculose. Para os pacientes com hipertensão pulmonar ou também hipoxemia, prescreve-se oxigenioterapia suplementar.

A reabilitação pulmonar pode ajudar os trabalhadores com comprometimento mais grave a realizarem as atividades de vida diária.


PREVENÇÃO

As medidas preventivas incluem a eliminação da exposição, a interrupção do tabagismo e a vacinação contra pneumococo e influenza. É possível evitar a pneumoconiose dos trabalhadores das minas de carvão pela supressão da poeira de carvão na superfície de exploração deste minério. Apesar da regulamentação de longa data, as exposições continuam a ocorrer nos locais de mineração, resultando em taxas mais altas da doença, incluindo formas graves.

As máscaras respiratórias propiciam apenas proteção limitada.


Conheça nosso programa de palestra gratuitas


Por favor deixe seu comentário:


0 visualização