Sobre nós

A Enfoke Palestras Preventivas surge com um novo conceito no segmento de palestras de saúde nas empresas, construção civil, faculdades, escolas, igrejas, ou seja em qualquer ...

Atendimento

(11) 2774 - 7855

Agende sua palestra pelo WhatsApp ou nos ligue

© 2017 - Enfoke Palestras Preventivas

Estresse

Ansiedade, Medo, Síndrome do Pânico

Com a correria do dia-a-dia, as pessoas ficam tão voltadas para tarefas externas que se esquecem de si mesmas e, às vezes, elas exigem do próprio corpo/mente mais do que estes podem suportar. A resposta do organismo para esse cansaço extremo é o estresse.

O estresse da vida moderna se enquadra em uma categoria de assunto frequentemente mencionado, mas pouco compreendido pela empresa empregadora.

O estresse é prejudicial para a qualidade de vida, principalmente quando o trabalhador não consegue reagir bem a ele. Se o estresse atrapalhar o desempenho e a qualidade de vida do funcionário, é sinal de que está na hora de tomar atitudes contra ele.

 

O estresse não é um mal que atinge apenas a mente, sendo um dos principais causadores de doenças que prejudicam a qualidade de vida. Alguns dos sintomas que podem indicar que o colaborador está sob estresse são: esgotamento físico e mental, falta de disposição, problemas de digestão, dor de cabeça, irritação frequente, distúrbios nervosos e de sono, problemas de pele, depressão, ansiedade, obsessão pelo trabalho, entre outros.

O estresse pode causar enormes prejuízos para as empresas empregadoras, devido ao absenteísmo, afastamento do trabalhador junto ao INSS, diminuição da produtividade, piora do ambiente organizacional, e custos médicos.

 

O estresse gerado no ambiente de trabalho independe do nível intelectual do trabalhador, e do cargo que ele ocupa na empresa empregadora. Qualquer condição que pressione o indivíduo em sua atividade de trabalho pode provocar a reação de estresse. Mesmo em ocasiões que possam ser angustiantes para um indivíduo e não para o outro, se tal pessoa interpreta aquela situação como um perigo ou ameaça potencial, surgirá uma reação de estresse.

Apesar de o estresse parecer algo inesgotável, há maneiras de controlá-lo. A palestra mostrará formas de se formar uma visão positiva da vida, divertir-se, conviver bem com os familiares e colegas de trabalho, enfim, formas de se viver em paz consigo, e com as pessoas que o rodeiam.

Lidar com o estresse no trabalho compreende um esforço conjunto da organização e de profissionais habilitados em combaterem esse distúrbio. Essa união poderá ajudar o indivíduo afetado a enfrentar a situação. Assim, visando uma maior conscientização dos funcionários com relação ao Estresse/Qualidade de Vida, foi elaborada uma palestra esclarecedora sobre tal assunto.

O objetivo principal da palestra é discutir, em cerca de 1 hora, a necessidade de equilíbrio entre a vida profissional, a social e a privada, assim como os recursos para a administração dessas atividades.

***O palestrante irá ensinar técnicas posturais e respiratórias que podem ser praticadas durante o trabalho para relaxar e diminuir a tensão e também serão passados exercícios simples (massagens e alongamentos), e outras técnicas que ajudam o trabalhador a sentir-se menos esgotado(* nas palestras gratuitas não será aplicado este tópico).

 

Será abordada a importância da atividade física no combate ao estresse, pois ela libera hormônios no organismo responsáveis pela sensação de bem-estar e bom humor, melhorando a qualidade de vida.