DST - AIDS

Todas as pessoas com vida sexual ativa correm o risco de serem infectados por qualquer Doença Sexualmente Transmissível (DST), inclusive a AIDS. É fundamental que se fale em DST/AIDS, das formas de prevenção e de contágio.

 

O preconceito gerado sobre pessoas com esse tipo de patologia vem da falta de conhecimento sobre o assunto. Muita gente ainda tem receio de estar próxima dos portadores, pois não tem informações suficientes sobre o tema.

Por algum tempo, as DST's deixaram de ser alvo de preocupação, pois com o surgimento dos antibióticos (principalmente a penicilina), o tratamento da maioria delas ficou bem mais fácil. Porém, nos últimos anos, a incidência dessas doenças voltou a crescer e elas se tornaram novamente motivo de preocupação.

O aparecimento da AIDS chamou a atenção da sociedade, e hoje, as DST's são consideradas pela Organização Mundial de Saúde um problema de saúde pública que atinge o mundo inteiro.

Visando uma maior conscientização dos funcionários de uma organização com relação às DST/AIDS, foi elaborada uma palestra esclarecedora sobre tal assunto.

 

O objetivo principal da palestra é sensibilizar o trabalhador para uma vida sexual com menor risco, bem como acabar com os tabus envolvidos no tema.

 

A palestra tem uma duração aproximada de 1 hora e aborda os seguintes temas: tipos de DSTs (AIDS, Sífilis, HPV, Gonorréia, etc.); Sintomas; Formas de Contágio; Formas de Tratamento; e Formas de Prevenção.