HIPERTENSÃO E DIABETES

Boa parte das pessoas hipertensas ou diabéticas não tem conhecimento sobre essas doenças, negligenciando os tratamentos necessários para o controle dessas patologias.

A hipertensão e a diabetes são doenças inter-relacionadas que, se não tratadas, aumentam o risco de doença vascular arterosclerótica (enfartes do miocárdio, acidentes vasculares cerebrais e doença dos membros inferiores).

A única maneira dos hipertensos e diabéticos conseguirem manter uma boa qualidade de vida é através do gerenciamento das doenças, o que inclui seguir as orientações médicas e da equipe de saúde, tanto no aspecto do uso de medicamentos, quanto na adoção de estilo de vida adequado (dieta equilibrada, interrupção do tabagismo, e exercícios físicos).

A baixa aderência dos doentes ao tratamento é preocupante, já que uma parcela dos portadores, ao estabilizar a pressão arterial ou o nível de glicemia, acha que está curada e abandona o tratamento, só procurando ajuda na ocorrência de um evento mais sério, como um derrame cerebral.

 

Visando uma maior conscientização dos funcionários de uma organização com relação à Hipertensão e/ou Diabetes, foi elaborada uma palestra esclarecedora sobre tal assunto.

 

A palestra tem uma duração aproximada de 1 hora e aborda os seguintes temas: patologias, controle das doenças, e uso correto das medidas preventivas (cuidado com a alimentação, interrupção do tabagismo, e exercícios físicos).